12 de out. de 2011

13 de outubro - Dia do Fisioterapeuta


É o fisioterapeuta quem não deixa que a vítima de um acidente se afunde numa cama e devolve-lhe a capacidade de andar, mesmo que auxiliado por cadeiras ou muletas. É o fisioterapeuta quem diz CONTINUE,quando ele quer parar; quem diz NÃO DESISTA, quando o que ele mais quer é justamente desistir; quem diz SONHE, quando a vida já não dá mais combustível para isso; é também ele quem diz VÁ COM CALMAquando a vontade é de voar; quem diz DEVAGAR, quando a vontade é sair correndo; é ele quem utiliza dos movimentos para restituir movimentos; utiliza a força da água, do calor, do frio, dos impulsos elétricos, das pequenas agulhadas para chegar a um benefício real e á cura do paciente.
É das mãos dos fisioterapeutas que vem a cura para muitos males, é da energia de suas mãos que o mundo de seus pacientes se transformam; é também delas que o sorriso volta ás faces de pessoas que, por um acaso não tão feliz, desaprenderam o que era sorrir; e é sem o uso de drogas, sem as suas contra-indicações e efeitos colaterais, que pouco a pouco tudo vai se restabelecendo, voltando ao normal.
Não mudaremos o mundo sozinhos, mas podemos junto com outros profissionais, melhora-lo; é desse trabalho de equipe que saem os bons resultados; nós tratamos o físico e conseguimos chegar até o psíquico, outros tratam o psíquico e chegam ao físico, e assim, cada um em sua especialidade, tratamos o todo.
Com certeza para aquelas crianças um profissional como um fisioterapeuta deve ter feito a diferença; se, por outro lado, elas não tiveram acesso a este profissional, o trabalho que fizeram com eles foi essencial; a eles foram devolvidos o movimento e a dignidade, princípio básico de nossa profissão.
É com nossas mãos que passamos o amor ao nosso trabalho, é com nossas mãos que mudamos o mundo e a vida de muita gente.
Mãos de fisioterapeutas: as mãos que curam! mãos de luz!

O Dia do Fisioterapeuta, 13 de outubro, foi estabelecido em 1969, pelo Decreto Lei número 938, Legislação que regulamenta a atividade do Fisioterapeuta como Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.
Definição de Fisioterapia - É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.
Parabéns aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais pelo seu dia! São 38 anos de regulamentação dessas profissões. No decorrer dos anos, ambas as profissões registraram grandes avanços. E, como todos os profissionais da área de saúde, possuem imensos desafios. Profissionais da saúde brasileira, da universalidade do acesso, da integralidade da atenção, do trabalho intersetorial, todos co-responsáveis pela consolidação da democracia neste imenso país.
"Todo cidadão que perde a sua independência em decorrência de um distúrbio na sua cinesia funcional, conhece a essencialidade do trabalho desenvolvido pelo fisioterapeuta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é o dinheiro, estúpido


Não paute sua vida pelo dinheiro: seja fascinado pelo realizar e o dinheiro virá como consequência

SOU, COM FREQUÊNCIA, chamado a fazer palestras para turmas de formandos. Orgulha-me poder orientar jovens em seus primeiros passos profissionais.

Há uma palestra que alguns podem conhecer já pela web, mas queria compartilhar seus fundamentos com os leitores da coluna.

Sempre digo que a atitude quente é muito mais importante do que o conhecimento frio.

Acumular conhecimento é nobre e necessário, mas sem atitude, sem personalidade, você, no fundo, não será muito diferente daquele personagem de Charles Chaplin apertando parafusos numa planta industrial do século passado.

É preciso, antes de tudo, se envolver com o trabalho, amar o seu ofício com todo o coração.

Não paute sua vida nem sua carreira pelo dinheiro. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como consequência.

Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser um grande bandido ou um grande canalha. Napoleão não conquistou a Europa por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro.

E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar. Tudo o que fica pronto na vida foi antes construído na alma.

A propósito, lembro-me de um diálogo extraordinário entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar dos leprosos, diz: "Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo". E ela responde: "Eu também não, meu filho".

Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar e realizar têm trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.

Meu segundo conselho: pense no seu país. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si.

Era muito difícil viver numa nação onde a maioria morria de fome e a minoria morria de medo. Hoje o país oferece oportunidades a todos.

A estabilidade econômica e a democracia mostraram o óbvio: que ricos e pobres vão enriquecer juntos no Brasil. A inclusão é nosso único caminho. Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu vomito. É exatamente isso que está escrito na carta de Laodiceia.

É preferível o erro à omissão; o fracasso ao tédio; o escândalo ao vazio. Porque já li livros e vi filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso (ou narra e fica muito chato!).

Colabore com seu biógrafo: faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido.

Tenho consciência de que cada homem foi feito para fazer história.

Que todo homem é um milagre e traz em si uma evolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro.

Você foi criado para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, caminhando sempre com um saco de interrogações numa mão e uma caixa de possibilidades na outra. Não dê férias para os seus pés.

Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: "Eu não disse? Eu sabia!".

Toda família tem um tio batalhador e bem de vida que, durante o almoço de domingo, tem de aguentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo o que faria, apenas se fizesse alguma coisa.

Chega dos poetas não publicados, de empresários de mesa de bar, de pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta à noite, todo sábado e todo domingo, mas que na segunda-feira não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar.

Só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão. E isso se chama "sucesso".

Seja sempre você mesmo, mas não seja sempre o mesmo.

Tão importante quanto inventar-se é reinventar-se. Eu era gordo, fiquei magro. Era criativo, virei empreendedor. Era baiano, virei também carioca, paulista, nova-iorquino, global.

Mas o mundo só vai querer ouvir você se você falar alguma coisa para ele. O que você tem a dizer para o mundo?


NIZAN GUANAES, publicitário e presidente do Grupo ABC

Cursos e Palestras ( RECICLAGEM )

Cursos e Palestras ( RECICLAGEM )
Informações e reservas