2 de out de 2011

100 atitudes transformadores para iluminar a sua vida



Seja firme, otimista, planeje, estude, busque os seus direitos, livre-se da culpa e perdoe. Mereça tudo de bom. Não esqueça que a autoestima fortalece, nos motiva e inspira!

1 A autoestima é um dos maiores aliados na busca da sabedoria. Identifique as suas qualidades e as suas limitações e faça dessa combinação uma personalidade única. Você é especial e original.

2 Alegria sempre. Acredite, essa atitude irradia uma força poderosa. Sorria sempre! Isso traz energias boas para você e para quem está à sua volta.

3 Busque a verdade em todas as suas intenções. Seja sempre honesta(o) consigo mesma(o).

4 O pior engano é o autoengano, ele nos ilude e nos impede de ter clareza. Sem uma visão correta, cometemos muitas injustiças.

5 Perdoe o que diz seu inimigo. "Na realidade, o inimigo é a condição necessária para a prática da paciência", diz Dalai Lama. Coloque-se no lugar do outro e foque em suas qualidades. É difícil, mas vale a pena.

6 Todo dia avance um passo, por menor que seja, para sua evolução.

7 Não desperdice 24 horas, 1.440 minutos e 86.400 segundos sem fazer algo pela sua maior obra-prima: você mesma(o).

8 Faça a fé ser maior do que seus problemas e não se esqueça que Deus não tem religião e que todos os caminhos são válidos quando o objetivo é o mesmo.

9 Eu quero, eu posso, eu mereço! Este é um mantra poderoso que deve ser dito em voz alta todas as manhãs para que à noite você afirme: Eu tenho!

10 Se estiver sofrendo por bobagens, faça caridade. Faça parte de um grupo de atividades beneficentes. Distribua alimento para os moradores de rua. Seu coração ficará pleno de alegria e seus problemas ficarão mínimos diante dos que mais precisam. Aja!

11 Não desperdice palavras com quem não quer ouvir. Evite as palavras ríspidas, elas não são sinal de força e sim de fraqueza.

12 Você só pode mudar a si mesmo, querer mudar o outro é arrogância. O AMOR NÃO É PARA COVARDES!

13 Reconhecer falhas e limites das pessoas é diferente de falar mal das pessoas, mas só um sábio sabe fazer isso. Por isso, evite fofocas. Elas geram poluição espiritual.

14 Descubra o seu maior defeito e combata-o com sabedoria. Coloque energia na qualidade que anula este defeito. Por exemplo: se você é egoísta, pratique generosidade, se você é orgulhosa(o), pratique humildade, se você é medrosa(o), pratique coragem. Focar no positivo vai trazer muito mais resultados do que ficar sofrendo pelos seus defeitos.

15 Faça do seu dia sempre um dia especial, seja gentil com atos ou palavras sem esperar nada em troca. Esta atitude pode desencadear uma corrente de afeto. Experimente.

16 Veja se é prevenção, cautela ou juízo, mas não esconda se for simplesmente medo. O amor não é para covardes, arrisque-se, chegue junto.

17 Reconheça seus sentimentos ruins para saber como combatê-los. Seus pensamentos e sentimentos não são você, eles estão em você.

18 Se você nunca sentiu inveja, busque-a dentro de si mesma(o), pois este é um sentimento universal. Quando compreendemos que a inveja não é nada mais do que enxergar no outro o nosso potencial escondido, podemos transmutar essa energia para admiração e iniciamos uma jornada de amor próprio e crescimento.

19 Ao cometer um ato ignorante ou injusto, troque a culpa por vergonha, pois a culpa é um castigo que nos pune, nos faz sofrer e nos paralisa. Já a vergonha nos incomoda e nos dá a força necessária para mudar.

20 Todo mundo tem sua hora de ser ruim, faça esta hora ser cada vez mais curta e espaçada.

21 Se você julga que nasceu especial, parabéns! Você é normal!

22 Quando se sentir injustiçado, não desperdice energia querendo convencer os outros. O tempo é o maior mestre, ele coloca tudo em seu lugar, a paciência é uma grande virtude.

23 Desenvolva seus próprios talentos, não cobice os talentos dos outros, pois senão você nunca será único e original como realmente nasceu para ser.

24 Quando estiver passando por momentos difíceis, não se sinta uma vítima ou fique revoltada(o). Dificuldades são sempre grandes oportunidades para exercitar nossos aprendizados.

25 Quando pedimos paciência, sabedoria e amor em nossas preces, com certeza o que vamos receber é muitas oportunidades para exercitá-las.

26 Só existem dois grandes sentimentos no mundo: o amor e o medo. Todos os outros são derivados destes. Reflita sobre isto.

27 Tudo pode ser adquirido através da prática. Pratique Bondade, Caridade, Sabedoria e União todos os dias.

28 Felicidade é um sentimento pessoal e abstrato, portanto é simples: ser feliz só depende de você. Não coloque a sua felicidade na mão dos outros, ela é sua responsabilidade.

29 Experimente algo novo todos os dias: um alimento, uma roupa, um pensamento, uma atitude, torne-se cidadão do mundo. O preconceito e as diferenças são os grandes geradores de conflitos.

30 Se você fala muito, aprenda a ficar em silêncio e ouvir. Se você fala pouco, fale ao invés de só ouvir. O equilíbrio é sempre o caminho mais sábio. ARRISQUE! CHEGUE JUNTO!

31 Não seja pessimista e acomodada(o). Pequenas atitudes fazem a diferença, acredite!

32 Não se vanglorie dos seus grandes feitos, eles podem ficar pequenos diante dos outros.

33 Saiba agir com consciência. Seja firme e não rude, seja terno e não fraco.

34 Não seja o dono da verdade e sim o dono da sua vida. Donos das verdades são sempre prisioneiros de valores e idéias pré-concebidas.

35 Mesmo que não for sincero, um ato de bondade é sempre melhor que não agir. Acostume-se e torne-se naturalmente bom... Vale a pena!

36 Combata sua preguiça todos os dias, ela só vai te atrasar.

37 Não existe rotina, isto é uma ilusão, nada é igual nem ao segundo anterior. Pare e coloque os seus sentidos em ação, saia do automático e viva a riqueza que é a vida, uma dia após o outro!

38 Não use a opinião dos outros para guiar seu destino. Os outros passam, quem vai ficar com você será sempre o seu destino.

39 Seja sábio ao escolher o seu papel no mundo. Cultive felicidade, a colheita sempre será farta.

40 A prosperidade material é uma benção quando for bem usada, mas sempre medite se não há ganância.

41 A arte é um dom universal. Procure em você este talento.

42 Não confunda paciência com falta de atitude e vice-versa.

43 Admitir seus erros e defeitos é um grande passo, mas só será virtude se você corrigi-los.

44 Não desperdice energia, desligue as luzes e os pensamentos negativos.

45 Todo o dia se inicia um novo ciclo, uma nova chance, o ontem já passou. Não se prenda ao passado, viva o presente, construa um bom futuro.

46 Se você quiser mudar algo em você e não estiver conseguindo, pode ter certeza que você ainda não quis suficientemente.

47 Devemos ser sempre um exemplo. Seja a mudança que você quer ver no mundo, como sugeriu Mahatma Gandhi.

48 "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos Experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta". (Buda)

49 Se quer melhorar o mundo à sua volta, olhe para dentro, pois é lá que se escondem todos os mais importantes segredos... E a entrada é grátis!

50 Ter sorte no amor depende de uma série de atitudes, como focar os pontos positivos dos outros, não ter preconceitos, não ser agressiva(o)
nem arrogante, cuidar da aparência... Por isso, saia de casa e abra oportunidades.

51 Seja forte e diga alguns "nãos". De nada adianta falar "sim" para tudo, por medo de não ser aceita. Você pode prejudicar o aprendizado dos outros. Muitas vezes o "não" é um ato de amor.

52 Trabalhe feliz. Este é o primeiro item para ter sucesso profi ssional. Sem brilho e sem paixão você não terá sucesso. E ninguém gosta de pessoas infelizes.

53 Ajude a salvar o planeta: separe o lixo, economize água, reaproveite materiais... Isto não é mais um blá-blá-blá ecológico: é fato. Não cuidar do planeta é, no mínimo, burrice.

54 Seja mais tolerante. Compreenda que Todos têm direito à sua própria opinião e maneira de ser. NÃO SE ACOMODE, SAIA DA ROTINA

55 Defina prioridades todos os dias. É uma habilidade importante para colher bons resultados, mas não se esqueça de priorizar a sua espiritualidade.

56 Aprenda a se respeitar. Quando vivemos distante do que somos e sentimos, estamos enganando aos outros e a nós mesmos. Assuma a sua unicidade, pois senão mais cedo ou mais tarde você se tornará uma pessoa frustrada e negativa.

57 Muitas vezes, mais importante do que saber o que dizer é saber o que não dizer. Pense antes de calar. Pense antes de falar.

58 Mantenha o equilíbrio. Combinar vida pessoal e profissional pode ser difícil, mas é preciso para manter o equilíbrio e bem-estar em ambas
as partes. Acredite: conseguir resultados pelo estresse não é uma boa medida.

59 Reconheça seu direito à privacidade. Fique sozinha quando precisar. Conheça o seu interior. Você não tem que compartilhar tudo com a família ou com os amigos.

60 Aprenda sempre. Quem pensa que sabe tudo começa a murchar. O aprendizado é a grande luz no fim do túnel.

61 Não é mera vaidade. É pela sua aparência que as pessoas terão uma primeira impressão. Procure criar a sua própria marca, expresse-se através do seu visual. Estamos nesta vida em carne e espírito, ambos são importantes.

62 Você é aquilo que você acha que é, por isso, pense grande, acredite. Defina seus objetivos, planeje e se esforce para realizar os seus sonhos: é a hora certa para começar a construí-los.

63 Compartilhe suas conquistas: toda vez que dividimos com os outros nossas conquistas, intimamente estamos reforçando nossas capacidades.

64 Aproveite melhor seu tempo: nunca se esqueça de que o lazer é fundamental em nossas vidas. Mexa-se. Descubra um esporte ou hobby e pratique-o. Faz bem à saúde e levanta o astral.

65 Agradeça sempre. A gratidão é um sentimento que gera muitas bênçãos.

66 Trabalhe o desapego. Livre-se de tudo o que é inútil na vida: objetos, pessoas... A liberdade é um grande passo rumo à felicidade.

67 Sonhe. Pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer. Eleve as suas expectativas e acredite na força poderosa que é sonhar.

68 Procure a felicidade nas coisas simples da vida. Existem momentos que não têm preço...

69 Acredite sempre no amor. A sua cara-metade pode estar ao seu lado. Abra os olhos... E o coração. Não fomos feitos para a solidão.

70 Deixe que as coisas fluam naturalmente. Você já ouviu dizer que não se deve apressar o curso do rio, porque ele corre por si? 

71 Estude. Prepare-se para encarar os desafios da vida e mostrar que é capaz. Trabalhe, o esforço é uma grande virtude.

72 Não reclame à toa. A reclamação atrai negatividade e você passa a ser antipática. Ninguém gosta de vítimas, todos gostam dos heróis!

73 Seja maleável. Não tente ser a dona da verdade. Pessoas que se acham sempre com a razão fazem uma ótima avaliação de si mesmas. Por isso são muito intolerantes, não fazem concessões e vivem com raiva de tudo e de todos.

74 Saiba economizar para um grande sonho. Pequenas economias podem fazer muita diferença. Com sabedoria você pode ter todo o luxo do mundo. Você merece!

75 Aceite as críticas construtivas. Elas podem ser o trampolim para você aprender e surpreender positivamente o crítico. Pessoas sábias não se prendem a sentimentos pequenos. Seja grandiosa(o). NÃO SE COMPARE, SEJA ÚNICA(O)

76 Não tente agradar a todos. Se esse for o seu objetivo, você vai ficar sempre insatisfeito. Seja autêntico. Seja você mesmo.

77 Valorize quem está sempre pronto para te ajudar! Amigos de verdade são raros e são o melhor apoio nas horas de crise.

78 Saiba ter foco e estar focada no que quer. A receita da prosperidade material é conseguir escolher entre várias alternativas e não ficar pensando no que deixou para trás.

79 Seja fã das soluções, não dos problemas. Treine sua mente: para cada problema procure encontrar três soluções.

80 Sofrer por antecipação não resolve o problema e ainda atrai a negatividade.

81 Apaixone-se sempre: acelera o metabolismo e tira o apetite. E mais: "A fila anda e a catraca gira". Não sofra por amor. Ame-se!

82 Divida suas emoções, não guarde tudo dentro de si. Se necessário se tranque no banheiro, grite, urre, soque as almofadas.

83 Não é o que fazemos de vez em quando que conta na vida, mas nossas ações mais constantes. Por isso não devemos julgar as pessoas por momentos de fraqueza, todos somos um conjunto de qualidades e defeitos.

84 Abrace quem você gosta. Um breve abraço em alguém de quem gostamos reduz pela metade os efeitos estressantes de um dia, melhora
a pressão arterial e a frequência cardíaca.

85 Diga mais vezes: "Eu te amo", não tenha medo desse poderoso sentimento.

86 Sinta compaixão. Solidarizar-se com a dor do outro nos faz sentir bem, emocional e fisicamente. E pasmem, pesquisas comprovam que produz anticorpos.

87 Saiba o que desejar. "Um dos obstáculos para atingir a felicidade é querer coisas que não são essenciais para a sua vida", ensina o mestre Dalai
Lama em "A Arte da Felicidade."

88 Não perca tempo. Dê o braço a torcer. Tome a iniciativa, marque um segundo encontro. Salve a relação. Você pode estar jogando fora o amor ou amigos realmente verdadeiros na sua vida.

89 Abra o coração: fale para os outros o que deseja. Às vezes, ficamos infelizes porque não fazemos o que gostaríamos. Lembre-se: ninguém tem bola de cristal.

90 Pense como Shakespeare: se você perde dinheiro, você perdeu alguma coisa. Se você perde um amor, você perdeu muito. Mas, se você perde a esperança, você perdeu tudo.

91 Todos na vida têm uma grande missão, nossa tarefa é descobrir o que ecoa em nossas almas. A dica é prestar atenção no que nos faz verdadeiramente felizes.

92 Correr atrás de dinheiro não é um bom caminho, pois o dinheiro é uma energia viva e poderosa, quanto mais se corre atrás mais longe ele fica de nós. Pense nos sonhos, corra atrás do que você quer fazer com dinheiro. Esta atitude traz mais resultados.

93 A vida é um todo, não podemos dividi-la em departamentos: não adianta ser uma mãe carinhosa, mas uma chefe rude e estressada.

94 "Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho." (Mahatma Gandhi)

95 "Olho por olho, e o mundo acabará cego." Mahatma Gandhi

96 Retire da sua vida tudo o que lhe dá trabalho e preocupação nesnecessários. As pessoas pessimistas, por exemplo...

97 Controlar a nossa ira, a nossa raiva, ou a nossa língua solta é um exercício cotidiano. Coloque isto como um objetivo e faça gols diários. Os amigos agradecem.

98 Não existe conquista sem trabalho. O que vem fácil, vai fácil.

99 "Viemos neste mundo para combater o nosso maior inimigo: nós Mesmos." (Gurdijieff) O nosso julgamento nos leva a emoções que promovem paz e felicidade ou raiva e infelicidade. Escolha certo. O poder é seu.

100 Em tempos de crise, tire o "s" e crie 

Graça Boaventura, em matéria publicada na Revista UMA, Editora Símbolo. Edição n° 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é o dinheiro, estúpido


Não paute sua vida pelo dinheiro: seja fascinado pelo realizar e o dinheiro virá como consequência

SOU, COM FREQUÊNCIA, chamado a fazer palestras para turmas de formandos. Orgulha-me poder orientar jovens em seus primeiros passos profissionais.

Há uma palestra que alguns podem conhecer já pela web, mas queria compartilhar seus fundamentos com os leitores da coluna.

Sempre digo que a atitude quente é muito mais importante do que o conhecimento frio.

Acumular conhecimento é nobre e necessário, mas sem atitude, sem personalidade, você, no fundo, não será muito diferente daquele personagem de Charles Chaplin apertando parafusos numa planta industrial do século passado.

É preciso, antes de tudo, se envolver com o trabalho, amar o seu ofício com todo o coração.

Não paute sua vida nem sua carreira pelo dinheiro. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como consequência.

Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser um grande bandido ou um grande canalha. Napoleão não conquistou a Europa por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro.

E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar. Tudo o que fica pronto na vida foi antes construído na alma.

A propósito, lembro-me de um diálogo extraordinário entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar dos leprosos, diz: "Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo". E ela responde: "Eu também não, meu filho".

Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar e realizar têm trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.

Meu segundo conselho: pense no seu país. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si.

Era muito difícil viver numa nação onde a maioria morria de fome e a minoria morria de medo. Hoje o país oferece oportunidades a todos.

A estabilidade econômica e a democracia mostraram o óbvio: que ricos e pobres vão enriquecer juntos no Brasil. A inclusão é nosso único caminho. Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu vomito. É exatamente isso que está escrito na carta de Laodiceia.

É preferível o erro à omissão; o fracasso ao tédio; o escândalo ao vazio. Porque já li livros e vi filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso (ou narra e fica muito chato!).

Colabore com seu biógrafo: faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido.

Tenho consciência de que cada homem foi feito para fazer história.

Que todo homem é um milagre e traz em si uma evolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro.

Você foi criado para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, caminhando sempre com um saco de interrogações numa mão e uma caixa de possibilidades na outra. Não dê férias para os seus pés.

Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: "Eu não disse? Eu sabia!".

Toda família tem um tio batalhador e bem de vida que, durante o almoço de domingo, tem de aguentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo o que faria, apenas se fizesse alguma coisa.

Chega dos poetas não publicados, de empresários de mesa de bar, de pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta à noite, todo sábado e todo domingo, mas que na segunda-feira não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar.

Só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão. E isso se chama "sucesso".

Seja sempre você mesmo, mas não seja sempre o mesmo.

Tão importante quanto inventar-se é reinventar-se. Eu era gordo, fiquei magro. Era criativo, virei empreendedor. Era baiano, virei também carioca, paulista, nova-iorquino, global.

Mas o mundo só vai querer ouvir você se você falar alguma coisa para ele. O que você tem a dizer para o mundo?


NIZAN GUANAES, publicitário e presidente do Grupo ABC

Cursos e Palestras ( RECICLAGEM )

Cursos e Palestras ( RECICLAGEM )
Informações e reservas